Brasil e América
História - 8º Ano
A colonização espanhola da América e a colonização do Brasil
Apesar da descoberta oficial do Brasil se ter dado em 1500, é só a partir de 1530, com a diminuição das receitas do comércio africano e oriental, e com os ataques e tentativas de fixação na costa brasileira por parte de franceses e espanhóis, que a coroa portuguesa inicia um processo de exploração mais sistemática do Brasil.
Em 1534 o Brasil é dividido em 15 capitanias governadas por 12 capitães-donatários a que eram dados amplos poderes administrativos e judiciais, devendo, em troca, conseguir o povoamento da terra e desenvolver a agricultura.
O sistema das capitanias não resulta devido às rivalidades entre os diferentes capitães-donatários, aos ataques dos índios, à dificuldade de exploração do território e aos ataques dos franceses, o que tornava muito frágil este sistema de capitanias.
Foi o Governo-Geral, instituído em 1549 por D. João III, o que vai substituir o sistema das capitanias. O primeiro governador-geral do Brasil foi Tomé de Sousa, possuindo amplos poderes políticos e militares sobre o conjunto das capitanias. A sede deste Governo-Geral foi instalada em S. Salvador da Baía.
A base da colonização brasileira foi a mão-de-obra escrava africana.
. A conquista espanhola da América foi extremamente violenta e fácil, levando a uma diminuição demográfica dos ameríndios. A base desta colonização foi a mão-de-obra índia, sujeita ao trabalho obrigatório. A colonização portuguesa da América não foi tão violenta e nem tão fácil quanto a espanhola. a base da colonização portuguesa foi a mão-de-obra escrava africana. O objectivo principal da colonização espanhola era a procura de metais-preciosos, enquanto que o início da colonização portuguesa assentava na cultura da cana-de-açúcar. Do ponto de vista religioso, a actividade dos missionários jesuítas levou, tanto na América espanhola como no Brasil, à conversão