Brasil e america latina
ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a América Latina – 8º ed. – São Paulo: Contexto, 1999. – (Repensando a Geografia).
Por jean Paulo Passos
Dependência e Desenvolvimento: facetas geográficas do Brasil e da América Latina desde seu descobrimento
O presente trabalho é uma obra de Manuel Correia de Andrade, nascido no município de Vicência no Estado de Pernambuco, formado em Direito, Geografia e História, atuando também como escritor, escreveu e publicou mais de 100 livros, dentre eles o livro aqui resenhado.
O livro é composto de seis capítulos, que busca através da historicidade e geograficidade, fazer um mosaico do Brasil e das nações latino-americanas, desde sua formação social, começando pela chegada dos primórdios europeus no século XV na América Latina, até a idade moderna. De forma sucinta são demostrados quais as representatividades da América Latina, em aspectos como o demográficos, econômicos e sociais, trazendo no corpo do livro algumas tabelas e classificações geográficas desses países.
No primeiro capítulo, intitulado O que é a América Latina, o autor discorre sobre uma síntese sobre o real significado dos países que fazem parte da América Latina, interrogando sobre o que entendemos sobre América Latina. O autor explica que a junção de todos os países da América do Sul e Central em uma denominação comum, não pode, no entanto, levar a uma interpretação equivocada de que todos estes países são iguais de forma cultural, econômica, ou social.
O autor afirma que todos os países latinos americanos são ex-colônias de potências europeias de idiomas latinos e falam espanhol, português ou francês, porém é um erro levar em conta apenas o processo de povoamento para denominação de latino americano, e cita o Canadá como exemplo, pois foi a França o país que iniciaram a sua conquista, mas que posteriormente perderam esse