brasil na copa
O Brasil é o único país a participar de todas as 18 Copas do Mundo já disputadas e é o maior vencedor do torneio com cinco títulos. A primeira aparição, em 1930, no entanto, foi discreta e a seleção nacional disputou apenas dois confrontos e terminou em sexto lugar. De positivo apenas o gol feito por Preguinho, jogador do Fluminense, contra a Iugoslávia, o primeiro do país na história do torneio.
Nos mundiais seguintes a seleção brasileira evoluiu sobremaneira. Depois de um quinto lugar em 1934, na Itália, a equipe encerrou na terceira posição a edição de 1938, na França, quando Leônidas da Silva, apelidado de “Diamante Negro”, consagrou-se como artilheiro da competição, com oito gols.
Em 1950, quando o campeonato mundial voltou a ser realizado após doze anos de suspensão por causa da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido para ser país-sede. Comandado por Ademir de Menezes, o famoso “Queixada”, artilheiro da edição com nove gols, e pelo atacante Zizinho, considerado por especialistas como um dos melhores jogadores de todos os tempos, a seleção brasileira goleou adversários até a partida decisiva. Depois de arrasar a Suécia por 7 a 1 e a Espanha, por 6 a 1, enfrentou o Uruguai e ficaria com a taça com um simples empate. Mas o pior aconteceu: depois de sair na frente, com um gol de Friaça, o Brasil permitiu a virada uruguaia com Schiaffino e Ghiggia, que calou o Maracanã.
Depois do vice-campeonato, os brasileiros entraram como um dos favoritos à conquista de 1954, mas acabaram derrotados nas quartas-de-final pela poderosa Hungria de Puskas, Koczis e Czibor, encerrando a edição na quinta posição.
Quatro anos depois, na Suécia, finalmente o Brasil entraria para a história. Com craques como Nilton Santos, Zagallo, Didi, Vavá, Nilton Santos, Garrincha e um garoto de 17 anos, chamado Pelé, que disputava sua primeira Copa do Mundo, a seleção encantou o mundo.
Os brasileiros passaram com facilidade pela primeira fase e venceram