Brasil na 2 Guerra e Governo Militar
Brasil no Contexto da Segunda Guerra Mundial
O Brasil passou a participar da guerra em 1942 quando o presidente da República era Getúlio Vargas. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
A participação brasileira foi muito importante. O apoio do Brasil foi disputado na Segunda Guerra. De forma um pouco velada por parte dos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) e de maneira clara pelos aliados, especialmente os norte-americanos, além da Inglaterra e da França.
O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.
A ação dos pracinhas não foi fácil por vários motivos. O primeiro, porque o treinamento recebido no Brasil não era adaptado à Europa. Os soldados não estavam habituados ao clima frio e nem acostumados a lutar em local montanhoso. Só na batalha do Monte Castelo, houve mais de 400 baixas entre os brasileiros.
Além disso, foi fundamental para o esforço de guerra a cessão de bases navais e aéreas no território brasileiro. Um desses locais que teve participação decisiva foi Natal, no Rio Grande do Norte. A capital potiguar serviu como local para abastecimento dos aviões de guerra americanos e de base naval para antissubmarinos.
CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA
A) Enfraquecimento da Europa, destruída pela guerra, possibilitou as independências africanas e asiáticas.
B) Soviéticos e estadunidenses passaram a disputar áreas de influência entre si, processo conhecido como Guerra Fria e que teve início durante a 2ª Guerra e estendeu-se até a dissolução da União Soviética.
C) Soviéticos e estadunidenses influenciaram em movimentos de libertação, cada qual querendo interferir na política e na economia do novo país livre. Assim, diversas