Brasil Intensivo Era Vargas
O Governo de Washington Luís e a crise da política do Café com Leite:
Governo Washington Luís (1926-1930)
Washington Luís - considerado moderno por ter aberto o Teatro Municipal para a Semana de Arte Moderna, representava as oligarquias, mais não tinha dificuldades de relacionamento com os demais setores da sociedade brasileira.
“governar é abrir estradas” – plano nacional de estradas e rodagem
Principal projeto de governo – reforma monetária e financeira que objetivava montar um enorme depósito de ouro que serviria como lastro para a moeda brasileira.
Presidente decretou também:
Fim do Estado de Sítio
O fechamento das prisões políticas
Restabelecimento da liberdade de imprensa
Principais causas para a Revolução de 1930 no Brasil:
1) Crise de 1929 = QUEBRA da Bolsa de NY – acabou com o pacto firmado no Convênio de Taubaté (governo decide parar de comprar o excedente da produção do café).
Conseqüência – insatisfação dos cafeicultores paulistas (sua principal base de sustentação)
2) Quebra do PACTO ELEITORAL nas eleições de 1930 – Washington Luis indica outro paulista para a presidência do Brasil (Júlio Prestes) acabando assim com a Política do Café com Leite.
3) Oposição “anunciada” – governo de Minas Gerais em resposta, articula oposição recebendo apoio principalmente do Rio Grande do Sul, dando início a Aliança Liberal, lançando Getúlio Vargas do Rio Grande do Sul para Presidente e João Pessoa da Paraíba para Vice-presidente.
Propostas da Aliança Liberal – conseguir o apoio do eleitorado urbano, de setores da burguesia ao proletariado, passando pelas camadas médias.
Tenentes – frustrados nas suas tentativas de derrubar o regime pela força, apóiam a Aliança como uma tentativa política para a ascensão do poder.
Resultado das eleições – vitória do governo, isto é, em 1º de março de 1930 Júlio Prestes é eleito presidente.
Revolução antecipada (26 de julho de 1930) – morte de João Pessoa acende o estopim.