Brasil imperio
01/05/2012 - 1 ª Bimestre – DP História -
Nome: Michel Lucas Rocha Souza
Disciplina: História
Professora: Fabiana
Referente: Dependência do 2ª ano
Matéria: Brasil Colonial
01/05/2012
Índice Introdução... pagina 1
Desenvolvimento... paginas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Conclusão... pagina 10
Bibliografia... pagina 10
Introdução
Neste trabalho, procurou-se abordar a questão do Brasil colônia, de uma maneira mais crítica, fugindo um pouco do que sempre foi divulgado e imposto, pela historiografia tradicional.
Através de consultas a várias fontes escritas, de autores variados, procurei abordar as questões da "descoberta", a colonização, a administração colonial, o ciclo açucareiro, a resistência dos negros à escravidão, o domínio espanhol, o surgimento da arte no Brasil, o bandeirismo, o ciclo do ouro, as revoltas e movimentos nativistas, e o surgimento do estilo barroco.
1 2 AS NAVEGAÇOES
Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações, isto se deve a sua posição geográfica, uso de técnicas aprimoradas como a bússola, o astrolábio e a caravela, bem como um escola de navegação , a escola de sagros. Dessa forma os portugueses começaram com a ocupação de - Ceuta, Cabo da Boa Esperança, e a tentativa de descoberta do caminho para as Índias, pois encontraram o Brasil . A Espanha, incentivada pela expulsão dos Mouros, e com a descoberta de Colombo (América em 1492), aceitava o projeto (da busca do caminho alternativo para as Índias).
O Tratado de Tordesilhas (1494), acabou