Brasil década 1960
1.1 Iniciação política: a aproximação com Vargas e com o PTB
João Belchior Marques Goulart, presidente da República deposto pelo movimento militar de 31 de março de 1964, ficou conhecido na vida pública como João Goulart e, particularmente, como Jango. Nasceu em 1o de março de 1919, em São Borja, Rio Grande do Sul, mesma cidade em que nascera Getulio Vargas. Era filho de Vicente Rodrigues Goulart e de Vicentina Marques Goulart, estancieiros dedicados à pecuária e a atividades comerciais e industriais. Os contatos com a família Vargas, também estancieira, vinham de longe. No plano político, embora o pai de Jango não tivesse exercido cargos públicos, era um partidário de Borges de Medeiros, chefe do Partido Republicano Riograndense e quem introduziu Getulio Vargas na política. Como tal, participou da Revolução Federalista de 1923 e da Revolução de 1930 que levou Vargas ao poder. Seus negócios também envolviam uma sociedade comercial com Protásio Dornelles Vargas, irmão de Getúlio.
A exemplo de vários outros políticos gaúchos, como Vargas e Ernesto Geisel, a data oficial do nascimento de Goulart foi alterada por razões escolares. Aumentou a idade em um ano para poder ingressar, em 1935, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Porto Alegre. Então, o ano oficial de seu nascimento passou a ser 1918.
Jango não foi um aluno brilhante nem se dedicou a atividades políticas no seu tempo de universitário - 1935 a 1939 - quando Getulio era presidente. Auxiliar do pai em seus negócios, manteve-se afastado do debate político marcado pela radicalização ideológica opondo a Ação Integralista Brasileira (AIB), de direita, à Aliança Nacional Libertadora (ANL), de esquerda. Com isso, desenvolve reconhecidas habilidades como pecuarista e fazendeiro, ao mesmo tempo em que constrói uma sólida amizade com o filho de Getulio Vargas, Manuel Antônio, o Maneco.
Depois de formado, assumiu a direção dos negócios do pai que se