Brasil Colônia
01) (UEPG) A efetiva ocupação do Brasil pelos portugueses começou no início do século XVI, mais precisamente por volta de 1530, e teve na formação dos engenhos de açúcar do litoral nordestino – e da sociedade que se formou ao redor destes a base inicial da colonização lusitana na América. A respeito da chamada "sociedade açucareira", assinale o que for correto.
01) Esse modelo de sociedade era constituído basicamente por dois grandes grupos: o dos senhores e o dos escravos, ambos analisados por Gilberto Freyre no clássico Casa-Grande & Senzala.
02) A sociedade açucareira era essencialmente patriarcal, ou seja, os poderes se concentravam nas mãos dos senhores de engenho, os quais possuíam autoridade plena sobre suas mulheres, filhos, escravos e agregados que habitavam suas posses.
04) A sociedade açucareira apresentava uma dinâmica essencialmente urbana. Ao redor dos engenhos floresceram, ainda no século XVI, cidades de grande porte nas quais o comércio e as atividades culturais transplantadas da Europa tiveram rápido desenvolvimento.
08) Nessa sociedade, os religiosos católicos também exerceram um papel de destaque. Mais próximos dos senhores do que dos escravos, em suas pregações, os padres reafirmavam a legitimidade da dominação europeia sobre negros e nativos.
02) (UEM) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o processo histórico de apropriação e uso da terra no Brasil.
01) Durante o período colonial, as terras pertenciam à Coroa, que as doava ou cedia o direito de uso delas, visando à ocupação do território e à exploração agrícola.
02) No início da colonização portuguesa, predominava o cultivo de produtos agrícolas tropicais em grandes propriedades monocultoras, com a utilização do trabalho escravo.
04) No período entre a extinção do sistema de Sesmarias até o estabelecimento da lei de Terras, em 1850, o
Estado imperial brasileiro não dispunha de instrumentos legais efetivos