Brasil colonial
O avanço econômico do Brasil estava ligado ao aumento do capitalismo mercantil, as principais épocas do comercio foram:
Ciclo do pau-brasil (1500 a 1530)
Nessa tempo os portugueses descobriram o brasil, ficaram no litoral e descobriram o pau-brasil, começaram a extrair e comercializar na Europa.
Ciclo do açúcar (1530 até século XVII)
Inicia o cultivo de cana-de-açúcar, dessa vez estão situados mais no nordeste. Trouxeram escravos para mão de obra.
Ciclo do ouro (século XVIII)
Começaram a descobrir as minas de ouro,tornado essa a principal fonte do comercio. Dessa vez a principal região era a sudoeste, cidades começaram a ser criadas.
A Sociedade
tinha como referência o chefe da família. Se desenvolvia com base no engenho de açúcar e o aspecto urbano é estabelecido primeiramente em Minas Gerais, enquanto no nordeste a base da economia era agrária. Com a entrada da mineração na economia da colônia, surge a possibilidade de uma alteração social para alguns extratos da população.
Bandeirantes
Eles exploravam as regiões de interior do país.
Jesuítas
Eles vieram com o intuito de divulgar a religião católica no Brasil.
Revoltas
Brasil coloquial foi marcado por varias revoltas, algumas são:
Inconfidência Mineira
Essa revolta teve início em 1789, após o governo português fazer uso da violência para que a população de Minas Gerais pagasse seus impostos
Conjuração Baiana
Após a mudança da capital do país para o Rio de Janeiro, a Bahia passou a ter dificuldades econômicas e políticas. Um grupo de estudiosos começou a idealizar a emancipação da Bahia com o Brasil. Essa revolta também é chamada de Revolta dos Alfaiates e foi liderada por Cipriano Barata. A Conjuração Baiana teve a participação de pessoas de todos os níveis sociais, inclusive