Brasil colonial
• Chegada dos portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500.
• Portugueses começam a extrair o pau-brasil da região litorânea, usando mão-de-obra indígena. A madeira era comercializada na Europa.
Fase caracterizada por certa marginalização de Portugal em relação ao Brasil. O interesse português neste momento era o comércio com as Índias. Mais, os portugueses não encontraram na área colonial produtos lucrativos. A não ser o pau-brasil, que seria extraído pelos indígenas. (Imagem I)
• Os portugueses construíram feitorias no litoral para servirem de armazéns de madeira.
• Nesta fase os portugueses não se fixaram, vinham apenas para explorar a pau-brasil e retornavam.
• Época marcada por ataques estrangeiros (ingleses, franceses e holandeses) à costa brasileira. Portugal enviou outras duas expedições - em 1516 e 1526 - com objetivos militares. Foram as chamadas expedições guarda-costas, comandadas por Cristovão Jacques, com a intenção de prender navios franceses e espanhóis, que praticavam o contrabando no litoral brasileiro. Estas expedições ajudaram para instalação em solo brasileiro ¬dos primeiros povoadores brancos.
Imagem I – Extração do Pau Brasil por Indígenas
Ciclo do açúcar (1530 até século XVII)
• Em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza com objetivo de dar início a colonização do Brasil e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar.
O início da colonização brasileira é marcado pela expedição de Martim Afonso de Souza, que possuía três finalidades: iniciar o povoamento da área colonial, realizar a exploração econômica e proteger o litoral contra a presença de estrangeiros.
Para o povoamento, Martim Afonso de Souza fundou a vila de São Vicente, em 1532 e o primeiro engenho: Engenho do Governador. Também iniciou a distribuição de sesmarias, isto é, grandes lotes de terra para pessoas que se dispusessem a explorá-los. Com este expedição, o sistema de capitanias hereditárias começou