Brasil Colonia
Quando o primeiro rei de Portugual foi coroado suas principais metas eram a manutenção de sua corte , funcionários e seu exército . O rei tambem era o que organizava as guerras e destribuia as terras . Muitos não consideravam o reino português como feudal , pelo fraco laço de vassalagem .
O senhores de terras , era a relação com o rei na política , religiosa e comercial . Eles se diferenciavam , não pela posse de terra , e sim por não pagarem por ela .
Monarquia : Da Guerra para o Comércio
A atividade mercantil naquela época dependia da assistencia do rei , com isso os empreendimentos individuais nunca se desenvolveram. Os recursos para o aprimoramento militar e manutenção do pessoal administrativo vinha de impostos da atividade comercial .
A Organização Cocial nas Colônias
Com a exploração da cana-de-açucar , o território dividiu-se em capitanias hereditárias , em troca da terra recebida os donatários se responsabilizavam por enviar tributos e serviços militares . Os donatários era um tipo de funcionário que não recebia dinheiro e sim títulos . O comércio entre capitanias era proibido , toda transação devia passar pelo rei . A hierarquia burocrática portuguesa cresceu devido o desenvolvimento da mineração no Brasil . Não podemos nos esquecer da violência que foi uma "força religiosa" no Brasil no qual a função era catequisar os índios por bem ou por mal .
O Papel da Igreja
Enquanto em Portugual a igreja lucrava com a guerra contra os infiéis , no Brasil ela era dividida , uma parte se opunha aos senhores de engenho e a outra se assimilava . A diferença é que os missionários no Brasil fundaram seus próprios empreendimento , ao invés de submeterem aos senhores de engenho . A posse de terras e a distribuição de dádivas reias , deu início a uma estrutura baseada em favores e dádivas , mas que , é evidente o caráter autoritario.