Brasil afrodescendente
CURSO DE GRADUAÇÃo em serviço social
VIVIANE DE MELO PESSOA
PORTFÓLIO – SEMESTRE I
BRASIL AFRODESCENDENTE: EDUCAR PARA TRANSFORMAR
Garanhuns - PE
2013
VIVIANE DE MELO PESSOA
PORTFÓLIO – SEMESTRE I
BRASIL AFRODESCENDENTE: EDUCAR PARA TRANSFORMAR
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Etica, Política e Sociedade; Antropologia; Formação Social, Política e Economica do Brasil; FHTM do Serviço Social I.
Profa. Marcia Bastos
Profa. Giane Albiazzetti
Prof. Gleiton Lima
Profa. Rosane Malvezzi
Garanhuns - PE
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Para formar a contextualização deste estudo se focou a situação dos afrodescendentes quanto a educação, registrando tendências históricas e a chamada comum nos últimos anos para melhoria em tal dimensão.
Contudo não necessariamente em outros planos vem se registrando mudanças positivas de vida dessa população. Violência e segurança são temas que vêm capitalizando debates, e a vitimização de jovens negros, por ação do próprio sistema de segurança, viria sendo visibilizada, indignado muito, mas, já fazendo parte de um cenário brasileiro banalizado.
DESENVOLVIMENTO
A violência atinge todas as classes sociais gêneros e gerações. Perpassam diferenças geográficas, étnicas, políticas, e instala-se em todas as localidades e situações. Mas pode também ter contornos e singularidades não somente porque alguns tipos de violência são mais recorrentes a indivíduos de determinada inscrição identitória.
Conceitos de raça/cor considerando que as fontes básicas são as estatísticas oficiais. Contudo se tem ciência das polêmicas que historicamente cercam tais denominações, assim como o fato de que o Brasil há mudanças quanto