afrodescendentes no brasil
NA MÚSICA: Gilberto Passos Gil Moreira, mundialmente conhecido como Gilberto Gil, um político, cantor,compositor, multi-instrumentista, escritor, ambientalista, empresário, e intelectual brasileiro, também conhecido por sua inovação musical e por ser ganhador de prêmios Grammys, Grammy Latino, galardeado pelo governo francês, com a Ordem Nacional do Mérito (1997), e pela UNESCO como "artista pela paz", em 1999. Gil foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação e ex-Ministro da Cultura do Brasil (2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae, por exemplo.
NAS ARTES PLASTICAS: Emanoel Alves de Araújo Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Aprende marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas e trabalha com linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Realiza sua primeira exposição individual em 1959.
NA DANÇA: Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX.
O estilo musical tradicional afro-brasileiro é associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas.
NO TEATRO: Taís Bianca Gama de Araújo Ramos é uma atriz, modelo e apresentadorabrasileira de cinema e televisão. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a protagonista da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete.2 Sete anos depois, protagonizou outra novela, interpretando a personagem Preta na telenovela Da Cor do Pecado da (Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro.2 Em 2006, interpretou Ellen, vilã cômica e uma das personagens principais na novela Cobras e