O movimento afrodescendente no Brasil
Sociologia
Ap. de Goiânia 01/04/2014
Colégio Estadual Colina Azul
Ap. De Goiânia 01/04/2014
Aluna: Eloisa Táyna Pires de Moraes
Série: 2° F
O Movimento Afrodescente no Brasil
Introdução
Trabalho realizado com o intuito de informar a você leitor sobre o que é o Movimento de Afrodescendentes no Brasil e também no mundo.
Podemos concluir que esse movimento é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade que vivem .
Já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural.
Afrodescendentes são todos aqueles que assumem sua descendência africana e se indentificam como tal. Afrodescendentes passou a ser usado pela ONU em substituição aos termos: Negro e Preto
O Movimento Negro do Brasil é dividido em três fases:
Primeira fase (1889-1937)
Segunda fase (1945-1964)
Terceira fase (1978-2000)
As três fases desses movimentos apresentam como ponto de partida a luta pelos direitos dos negros, diferenciando-se apenas no enfoque dado aos temas e na organização das pessoas participantes dos grupos. Na primeira fase, são métodos de luta, por exemplo, a criação de agremiações negras, palestras, atos públicos e publicações de jornais.
Na segunda fase, há um foco no teatro, na imprensa, nos eventos acadêmicos e nas ações que visam à sensibilidade da elite branca para os problemas enfrentados pelos negros no país. Já a terceira fase se apodera de manifestações públicas, imprensa, formação de comitês de base e movimentos nacionais.
O Movimentos Negro que teve maior expressividade foi a Frente Negra Brasileira (FNB) - fundada em 1931 por meio de uma forte organização centralizada e composta por 20 membros - além de milhares de associados e simpatizantes. A FNB, com grande representatividade política e social, passou a se