Brasil,abres as cortinas do passado
O autor é Prof. Dr. Ricardo Maranhão,Doutor em História pela Universidade de São Paulo ,Professor da Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e ainda Coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira ,o texto é composto de 13 páginas e tem 8 fonte bibliográficas de pesquisa. Como num passeio pelas regiões brasileiras, ele mostra ser um bom guia turístico e extremamente gourmant,mostrando os vários ângulos e épocas dos muitos brasils existentes dentro do Brasil.
Logicamente para se falar do “mix”que é a cultura brasileira ,o artigo precisou regressar no tempo e citar desde a época do descobrimento ,onde veio a união do índio com os portugueses e claro os escravos vindos da África;Logo em seguida passa por um pouquinho de cada região ,registrando uma mistura de um pouco de história, cita algumas músicas e seus autores,conta “causos” do folclore locais,fala da literatura e cita muitos itens da culinária,contando algumas origens,cada parte do país onde passa,afinal esta é o ênfoque do tema central. São Paulo,capital é o ponto principal do encontro das culturas e gastronomias,aos olhos de Maranhão,pois além de receber pessoas de todo o Brasil,existe os emigrantes de diversos países do mundo.
Com um texto rico de detalhes e observações inteligentes ,o autor compara os termos e situações de tolerãncia de antigamente e as de hoje ,trazendo explicações para muitos problemas sócios-políticos , termos que mudaram de nome,porém as definições e hábitos são os mesmos .
Por causa de toda essa miscigenação de receitas,costumes e de temperos e ingredientes diferentes,da distância de lugares,o autor,um pouco aparenta um pouco pessimista, escreve sobre a vontade