Trabalho sobre protestantismo-
Introdução
Conhecer mais sobre Protestantismo, de onde ele veio, quem criou, por que começou e seus princípios fundamentais.
Protestantismo
O que é?
O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. A Bíblia é considerada a única fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras históricas e linguísticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histórico. A salvação é entendida como um dom gratuito (presente, graça) de Deus alcançado mediante a fé. As boas obras não salvam, sendo resultados da fé e não causa de salvação. O culto sempre é no idioma vernáculo e em sua grande maioria é simples tendo como base as Escrituras Sagradas.
Os protestantes também são conhecidos pelo nome de evangélicos. No entanto, no contexto brasileiro, o nome 'protestante' deve ser usado mais corretamente para se referir às igrejas oriundas da Reforma Protestante, como a Presbiteriana, a Luterana, Anglicanas e Batistas (esta última, em parte).
Princípios Fundamentais
- Sola scriptura (Somente a Escritura):
É o principio no qual a Bíblia tem primazia em relação a Tradição legada pelo magistério da Igreja, quando, os princípios doutrinários entre esta e aquela forem conflitantes.
- Sola gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça):
Afirma que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça.
- Sola fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé):
Afirma que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo.
- Solus Christus (Somente Cristo):
Afirma que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai.
- Soli Deo gloria (Glória somente a Deus):
Afirma que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.
Quem criou?