Branqueamento
Bromatologia
Relatório referente a aula prática da disciplina de Bromatologia do dia 2 de dezembro de 2011.
INTRODUÇÃO
As Proteínas são compostos poliméricos complexos, formados por moléculas orgânicas, e estão presentes em toda matéria viva. São moléculas complexas constituídas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, também por outros elementos, como enxofre, ferro, cobre, fósforo e zinco.São formadas por aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas.(ORDOÑEZ- 2007)
As peculiaridades do organismo humano e a importância das proteínas na estrutura e funcionamento celular determinam a necessidade de que as proteínas estejam presentes na dieta alimentar. É importante não somente em quantidade suficiente mas também em qualidade. Esta é traduzida principalmente pelo teor e proporções de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo humano não é capaz de sintetizar.
As proteínas alimentares são digeríveis, não tóxicas e palatáveis, nos alimentos exercem várias e importantes propriedades funcionais, sendo responsáveis principalmente pelas características de textura.(RIBEIRO & SARAVALLI - 2007)
É possível quantificar a porcentagem de proteínas em alimentos pelo processo de destilação que tem a finalidade de separar componentes específicos presentes em uma mistura entre múltiplos componentes onde eles apresentam diferentes pontos de ebulição.
OBJETIVO
Determinar a quantificação (%) de proteínas em alimentos.
.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento foram utilizados tubo de ensaio próprio, Bloco Digestor, Erlenmayer, Destilador de Nitrogênio, Bureta, Suporte Universal e amostra de alimento (nesse caso proteína do soro do leite).
Foi colocado 0,5356 da amostra do alimento ( proteína do soro do leite) e 3g de mistura catalítica (selênio, sulfato de cobre, sulfato de zinco) e 10ml de H2SO2 concentrado no tubo de ensaio, para acelerar a reação que simula a digestão. A amostra ficou