Bramante e botticelli
Contexto histórico : Renascença Italiana. Inspirados pelo Humanismo, voltavam-se para as tradições Antiguidade grecoromana. Período de grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre os séculos XIV e XVI. marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Momento de grandes realizações culturais, do aparecimento de nomes como: Petrarca, Baldassare Castiglione e Maquiavel na literatura; Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael mestres nas artes plásticas. Um período de grandes realizações arquitetônicas com destaque para alguns arquitetos: Alberti, Brunelleschi, Bramante e Palladio.
oConsiderava-se não um homem de fé, mas de crenças, pois jamais se consignou a uma religião, embora adotasse delas as crenças mais díspares. oNo começo sofrera e errara por diversos caminhos, porém, aos poucos, amadureceu seu trabalho, tornou-se reconhecido. oFoi Andrea Mantegna, o seu professor, quem o levou a conhecer a arte clássica. o Alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva. oSua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelangelo ou mesmo de Rafael. oEmbora não pudesse escrever, tinha uma memória prodigiosa, e falava com desenvoltura e eloquência. oAinda em vida a liderança na arquitetura difundiu-se de Florença a Roma.
“A lógica do raciocínio arquitetônico tem como imediato efeito a energia convincente da construção, em vez de luxuriante decoração, embevecedora apenas dos olhos superficiais”. (Donato Bramante)
o Arquiteto e pintor italiano, Donato Bramante nasceu em 1444, na região de Urbino, e morreu em 11 de março de1514, em Roma. o Estudou pinturas na Academia das Belas Artes na sua juventude. Posteriormente trabalhou em Milão (1477-1499). o Seus trabalhos no inicio do seculo XVI já estava por boa parte da europa: Itália, Espanha, França e Alemanha. oPiero della Francesca e Leon Battista Alberti, o grande te órico do