Brainstorming
Brainstorming é uma atividade desenvolvida para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.
2. Quando usar
O Brainstorming é útil quando deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.
é frequentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, recursos, tarefas e responsabilidades.
3. Como usar
3.1. Prepare o grupo
Dedique o tempo suficiente para esclarecer os propósitos da sessão de Brainstorming e algumas regras que devem ser seguidas:
1. Suspensão do julgamento: estão proibidos os debates e as críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições e desvios dos objetivos. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.
2. Quantidade é importante: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
3. Liberdade total: nenhuma idéia deve ser desprezada. Pode ser que ela sirva de ponte para idéias originais e inovadoras.
4. Mudar e combinar: em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma idéia que seja uma modificação ou combinação de idéias já apresentadas por outras pessoas do grupo. Contudo, as idéias originais devem ser mantidas.
5. Igualdade de oportunidade: assegure-se de que todos tenham a chance de apresentar suas idéias.
3.2. Defina o problema
A clara definição do problema é um dos pontos mais