BPM na engenharia de software
CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENGENHARIA DE SOFTWARE
GILSON
JEFFER
APLICAÇÃO DE BPM NA ENGENHARIA DE SOFTWARE
BRASÍLIA
2014
Gilson
Jeffer
APLICAÇÃO DE BPM NA ENGENHARIA DE SOFTWARE
Trabalho da disciplina de engenharia de software apresentado ao curso de sistemas de informação, da Faculdade Projeção.
Professor: Altair Martins.
BRASÍLIA
2014
Sumário
1 Introdução
Este trabalho tem por finalidade mostrar como as práticas propostas pela disciplina de BPM podem ser utilizadas na engenharia de software, descrevendo suas etapas e os benefícios oferecidos pelo gerenciamento de processos que permitirão às empresas obter melhorias no processo de desenvolvimento de software e, por consequência, alcançar os resultados esperados do negócio com maior eficácia.
2 Conceitos e definições
2.1 O que é processo?
Processo representa a operação na organização, ou seja, o conjunto de atividades e comportamentos executados pela organização afim de alcançar um objetivo. São compostos por várias tarefas inter-relacionadas que solucionam uma questão específica.
2.2 O que é negócio?
Grupo de indivíduos interagindo para realizar um conjunto de atividades entregando valor aos clientes e gerando retorno de investimento a partes interessadas. Negócio abrange todos os tipos de organizações com ou sem fins lucrativos, incluindo governamentais.
2.3 Processo de Negócio
São atividades estabelecidas previamente com o objetivo de determinar como o trabalho deverá ser realizado em uma organização. Trabalho realizado Fim-a-Fim ultrapassando qualquer fronteira funcional necessária entregando valor aos clientes. Ou seja, começa em uma área, ultrapassa todas as áreas necessárias e termina na mesma área inicial ou em qualquer outra.
2.4 Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM)
É uma