Bovespa
1. História
1.1 Bovespa
Teve sua história iniciada como “Bolsa Livre”, fundada pelo presidente Emílio Rangel Pestana, durando de 23 de agosto de 1890 até meados de 1891. A bolsa livre foi considerada o “embrião” da bolsa de valores.
1965 e 1966 Passou a ter característica institucional, sendo instituição civil, não possuindo fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
1967 A entidade passou a ser denominada “Bolsa de Valores de São Paulo.”
1972 A Bovespa foi a primeira bolsa brasileira a implantar o pregão automatizado com a disseminação de informações on-line e em real time, através de uma ampla rede de terminais de computador. No final da década foi pioneira na introdução de operações com opções sobre ações no Brasil.
2005 Ocorre o fim do pregão viva-voz da Bovespa, e ela se torna uma bolsa totalmente eletrônica;
2008 Surge o “BM&FBOVESPA”, resultado da fusão da “Bolsa de Mercadorias e Futuros” e da “BOVESPA”.
1.2 A Bolsa de Mercadorias e Futuros
Era a maior bolsa brasileira até a fusão com a Bovespa. Eram negociados contratos de mercadorias, principalmente commodities, e derivativos, a vista ou para pagamento futuro. Operava principalmente com taxa de câmbio, taxa de juros, café, açúcar, soja, gado bovino, milho e ouro. Mas, diferentemente da Bovespa, não negociava ativos mercantis societários, ações. Foi criada por empresários paulistas.
2. Atualmente
“BM&F Bovespa” tornou-se uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, sendo atualmente a única bolsa de valores mobiliários do Brasil. O principal índice econômico da mesma é a IBOVESPA.
Na Bovespa são negociadas ações de mais de 500 empresas com capital aberto, como Vale do Rio Doce, Ambev, Gerdau, Petrobrás.
2.1 O que faz
Seu objetivo é facilitar a negociação de ações e demais títulos de investimento de mercado, também as chamadas commodites, títulos futuros e similares.
É a única bolsa de valores, mercadorias e