Bovespa
Principais objetivos: Analisar, supervisionar e fiscalizar.
Tem como principais objetivos administrar mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos de derivados, além de prestar o serviço de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.
Atividades realizadas: Consiste em desenvolver, implantar e prover canais de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e de natureza agrícola. É ainda por meio de suas plataformas de negociação que realiza o registro, liquidação e compensação de ativos e valores mobiliários, além de listagem de ações e outros ativos, divulgando ainda informações de suporte ao mercado. A companhia atua também como depósito central de ativos negociados em seus ambientes, além de licenciar índices e software. É responsável ainda por atividades de gerenciamento de risco de operações realizadas mediante seus próprios sistemas. Sua atuação também inclui o fomento de mercados de capitais nacional. Também investe na área social, com especial atenção a comunidades em desenvolvimento que estejam em relação com as áreas cobertas pelas suas próprias operações.
Atribuições:
* Manter sistema de negociação eletrônico; * Transparência: Tornar públicas todas as negociações; equalizar as informações; * Formação de preços: Proporcionar regras para a melhor formação de preços; * Fiscalização: Estabelecer e aplicar regras negociações; fiscalizar negócios realizados; * Liquidação: Atividades de clearling associada a negociação.
Controle de custo:
Ibovespa, principal índice do mercado de ações, expressa, na forma de "pontos", a evolução dos preços das 60 ações mais negociadas da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Ele corresponde a mais de 90% do volume financeiro diário.
A Bovespa atualiza os pontos do