Visita técnica
Juliano Moreira é considerado como o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil, ele era negro, de família pobre, nasceu na Bahia e entrou na faculdade de Medicina quando tinha 13 anos de idade. Representou o Brasil em vários congressos internacionais, durante seu trabalho em um Hospital Psiquiátrico no Rio de Janeiro ele humanizou o tratamento aos pacientes com doença mental e terminou com o aprisionamento dos mesmos. Juliano Moreira combatia o racismo e defendia a ideia que as doenças mentais eram ocasionadas por fatores físicos e não climáticos, como muitos outros médicos defendiam, sendo um desses o médico legista Nina Rodrigues.
O hospital Juliano Moreira foi fundado pela Santa Casa da Misericórdia com o nome de Asilo São João de Deus, que nessa época estava localizado em Brotas. Ao passar dos anos, o Hospital é renomeado com o nome do psiquiatra Juliano Moreira. O Hospital foi transferido para onde está até hoje, no bairro de Narandiba devido a uma mobilização feita pelos funcionários por uma melhoria de condição aos pacientes.
A visita técnica feita ao Hospital Juliano Moreira, mostrou para a turma uma história e uma visão cientifica, deixando de lado o senso-comum, da loucura, tema trabalhado em sala.E assim, aos poucos, os alunos poderão aderir ao seu conceito de loucura uma base mais