Botânica
Origem e classificação
A palavra Botânica vem do grego botané, que significa "planta", que deriva, por sua vez, do verbo boskein, "alimentar". É o estudo científico da vida das plantas e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.
Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:
► Criptógamas: Possuem estruturas reprodutoras pouco evidentes. Dividem-se em: - Briófitas - Pteridófitas
► Fanerógamas: Plantas que possuem estruturas reprodutoras bem visíveis. Divididas em: - Gimnospermas - Angiospermas
Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a presença de parede celular composta por celulose e a presença de clorofila a e b nos cloroplastos.
Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas surgiram características mantidas por seleção natural, sendo muito adaptativas à vida no ambiente terrestre, possibilitando a expansão de plantas nesse ambiente.
Vamos analisar um pouco dos grupos.
Briófitas
Briófitas (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas: rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer