Botânica
Albúmen Tecido de reserva formado no saco embrionário após a dupla fecundação nas Magnoliopsida, presente ou não na semente.
Amiláceo Que produz ou que possui amido.
Androceu Conjunto dos estames.
Angiospermas São plantas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também são conhecidas por Magnoliófitas e Antófitas. São o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies. Dividem-se em sete classes, podem ser monocotiledôneas ou dicotiledôneas.
Anteras Filetes longos e flexíveis, que oscilam com o vento, facilitando a dispersão do pólen.
Anterozóides Célula sexual, gameta masculino de certos vegetais, dotada de movimentação própria.
Antípodas Denominação dada às células que se encontram na parte basal, oposta à oosfera, no saco embrionário do óvulo das Angiospermas.
Antocerófita Constituem uma divisão das briófitas. Plantas relacionadas com as algas, pela presença, na maioria das espécies, de um único cloroplasto com um pirenoide por célula, aproximam-se evolutivamente das restantes plantas terrestres pela presença deestomas e crescimento contínuo do esporófito.
Arquegônio É o orgão feminino de muitas plantas, onde são produzidos gametas femininos, as oosferas (ou óvulos, nas plantas vasculares).
Atraqueófitas Não possui vasos condutores de seiva
Auxinas Hormônio vegetal que provoca o crescimento das plantas. As auxinas acham-se em todos os tecidos vegetais embrionários. Provindas dos vegetais consumidos, elas são abundantes na urina do homem e dos animais. B
Baga
Fruto indeiscente, geralmente sincárpico e polispérmico, com epicarpo geralmente delgado, mesocarpo carnudo, endocarpo muito ténue ou formado por tecido muito fino.
Bainha Parte basilar, mais ou menos alargada de algumas folhas e que envolve o eixo. Peça formada pela união das folhas das Equisetaceae que rodeia a base dos entrenós.
Botão Lateral
Briófitas Compreendem os vegetais terrestres morfologicamente mais