Botulismo
O que causa o botulismo é a Neurotoxina botulínica. Não é só o Clostridium botulinum!!!
As espécies que produzem a neurotoxina botulínica são:
Clostridium botulinum,
Clostridium butyricum,
Clostridium barati
Clostridium argentinensi
Então quem causa o botulismo são as ESPÉCIES NEUROTOXIGÊNICAS DE CLOSTRIDIUM.
São bastonetes, gram positivos, esporulados, que são amplamente disseminados na natureza.
E no caso do botulismo é muito importante a presença dos esporos dessas bactérias principalmente nos vegetais secos e desidratados. Por que está intimamente relacionado com a ocorrência de DTA. Esses vegetais secos e desidratados são geralmente os condimentos alimentares. Então muitas vezes não é o consumo do vegetal que vai causar botulismo e sim a utilização de um vegetal do tipo condimento alimentar (seco e desidratado) no outro alimento que vai carrear os esporos do Clostridium botulinum para os alimentos que vão causar a DTA. Que vão causar o botulismo ALIMENTAR.
Os esporo são altamente resistentes. Então nunca vai eliminar
Para causar botulismo a bactéria tem que se multiplicar no alimento e produzir a neurotoxina botulínica. E pra bactéria fazer isso não é fácil porque ela é anaeróbia estrita. Então não é em qualquer vegetal seco e desidratado e não é em qualquer alface que essa bactéria vai conseguir se multiplicar. Ou seja, tem que ter condições de anaerobiose bastante exigente para que exista a multiplicação dessas bactérias.
Cada forma de botulismo tem uma patogenia diferente:
Botulismo alimentar – Intoxicação alimentar
Botulismo infantil – Infecção intestinal. Ou seja, o esporo chega no intestino, germina, coloniza o intestino, se multiplica, produz a toxina botulínica e causa o botulismo. Esse tipo de botulismo infantil, é um botulismo que só acomete lactentes. Porque a microbiota deles é exclusivamente de Lactobacilos. Os lactobacilos não fazem antagonismo à colonização pelo Clostridium botulinum. O que não ocorre