Botulismo
Produzem uma neurotoxina que funciona como uma enzima metaloprotease, destruindo as proteínas envolvidas na exocitose do neurotransmissor acetilcolina na placa nervosa motora. A sua ação resulta da paralisia dos músculos, e se for extensa a paralisia do diafragma pode impedir a respiração normal e levar à morte por asfixia.
Sintomas de botulismo
Os sintomas do botulismo são: tontura; boca seca; fotofobia; queda da pálpebra; dificuldade para fazer suas necessidades; paralisia muscular progressiva, que inicia na cabeça e depois vai descendo pelo corpo; dificuldade em engolir; visão dupla; dificuldade em respirar.
Estes sintomas podem iniciar de 3 horas a 7 dias após a contaminação com a bactéria.
Tratamento
Paciente com botulismo exige internação hospitalar para terapia de suporte e controle das complicações, especialmente dos problemas respiratórios, que podem ser letais. O processo de recuperação é lento e depende de como o sistema imunológico reage para eliminar a toxina. Quanto ao uso de medicamentos, antibióticos não são eficazes para reverter o quadro, mas a aplicação de soro antibotulínico pode evitar que a toxina circulante no sangue alcance o sistema nervoso. Durante o tratamento deve-se fazer uma