analise de credito
A análise de crédito é tarefa bastante complexa e de fundamental importância numa instituição financeira.
Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, a pós-decorrido o tempo estipulado. Esta parte do patrimônio pode estar materializada por dinheiro (empréstimos monetários) ou bens (empréstimo para uso, ou venda com pagamento parcelado, ou a prazo).
Segundo Lawrence (2011), as instituições financeiras agem como intermediários, canalizando as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgão governamentais para empréstimos e investimentos.
Segundo Schrickel (1995), crédito é quando um indivíduo cede, em determinado tempo, parte do seu patrimônio (que pode ser dinheiro ou bens) a um terceiro, com a expectativa de que sues bens volte para sua posse integralmente, após um tempo combinado.
Além disso, podemos afirmar que o crédito é lógica, bom senso; raciocínio; confiança; requer garantia e conhecimento; implica aceitar riscos.
Neste contexto, as instituições financeiras, para conceder créditos aos seus clientes, (podendo ser pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais) são necessárias uma criteriosa análise para que o mesmo possa gerar o retorno esperado pelo credor e se evite a inadimplência.
Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do credito bem como, os riscos inerentes à concessão. Tal procedimento é realizado, também, com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.
Através da Análise de Crédito será possível identificar se o cliente possui idoneidade e capacidade financeira suficiente para amortizar a dívida que se pretende contrair.
O processo de análise de crédito