Botulismo
Qual a causa?
É causada pela toxina do bacilo (bactéria) Clostridium botulinum, que pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados ou, por contaminação de ferimentos ou pela produção de toxina no intestino de crianças menores de um ano e adultos com doenças intestinais.
Tipos de Botulismo : O botulismo de feridas ocorre devido à toxina presente na ferida, conseqüência da contaminação do ferimento pela bactéria. O tratamento geralmente é cirúrgico, com o objetivo de remover a fonte da bactéria, que produz a toxina. O botulismo intestinal é o resultado da ingestão de alimentos contaminados, seguida da fixação e da multiplicação do agente no ambiente intestinal, no qual ocorre a produção e a absorção de toxina. Ocorre com maior freqüência em crianças menores de 1 ano. O botulismo mais comum é o botulismo alimentar, que ocorre devido à ingestão de alimentos que contenham a toxina botulínica. Normalmente a toxina está presente em alimentos mal conservados ou contaminados.
Quais são os principais sintomas?
Dores de cabeça; vertigem; tontura; sonolência; visão turva; visão dupla; diarréia; náuseas; vômitos; dificuldade para respirar; paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas; comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e infecções respiratórias.
Tratamento do botulismo
- Se diagnosticado cedo,o botulismo alimentar ou de feridas pode ser tratado com uma antitoxina que bloqueia a ação da toxina circulando no corpo.
-Os médicos podem tentar remover a comida contaminada ainda no intestino induzindo o vômito ou usando enemas.
- As feridas devem ser tratadas,