Botulismo
O botulismo é uma intoxicação alimentar causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, como por exemplo, enlatados e embalados a vácuo, pois a bactéria so se desenvolve em ambientes sem oxigênio.
O alimento é ingerido, e a toxina é absorvida pelo aparelho digestivo e entra na corrente sangüínea. A intoxicação se caracteriza por um comprometimento grave dos nervos e músculos, que interferindo na comunicação entre as células nervosas fica sem esta comunicação vital e as funções do organismo começam a ficar debilitadas, podendo até paralisar os músculos. Como elas produzem lesões nervosas, são denominadas neurotoxinas. Se não cuidada corretamente dessa doença pode ser fatal.
Outra maneira de se contrair a bactéria Clostridium botulinum, que acontece em casos muitos raros é quando entra em contato com uma ferida e fica infectada.
2.1 Agente etiológico O agente etiológico é o Clostridium Botulinum, um bacilo anaeróbico GRAM positivo. Essa bactéria é comumente no solo, fontes de água corrente ou parada. Quando a bactéria se multiplica há produção de toxina.
2.2 Diagnóstico
O diagnóstico clínico é feito através dos sintomas relatados pelo paciente, como paralisia muscular, visão dupla e outros. Os sintomas podem ser confudidos com outras doenças nervosas e diversas intoxicações, e atrazar o tratamento correto.
O diagnóstico laboratorial é feito através da detecção da toxina no paciente podendo ser no soro ou nas fezes.
Fazer o diagnóstico precocemente é importante para deter a doença de manifestar e ficar mais grave.
2.3 Sintomas
Os sintomas costumam aparecer entre 18 e 36 horas depois da pessoa ter ingerido o alimento contaminado. São eles visão dupla, vômitos, tosse, dores de cabeça, no estômago, fala difícil e fraqueza muscular. Se não houver tratamento, esses sintomas podem progredir e causar paralisia nos braços, pernas, tronco e músculos