botelo
OMT - O turismo compreende as atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadias em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros. TCAT – Dá-se o nome de turismo ao conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes daqueles do seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano. Geralmente, a atividade turística é realizada com fins de lazer, embora também exista o turismo por razões de outros motivos.
http://www.fnac.pt/Introducao-ao-Turismo-Licinio-Cunha/a92657
Licínio Cunha - O turismo, em especial nas duas últimas décadas, transformou-se numa das atividades mundiais mais dinâmicas, tanto do ponto de vista económico como do ponto de vista social e cultural. Considerando o conjunto formado pela sua componente doméstica, geralmente esquecida quando se aborda a questão do turismo, e a sua componente internacional, bem como as industrias dos transportes associadas, o turismo é a atividade que cria mais empregos novos em todo o mundo. Apesar disso, como disciplina do saber, o turismo é mal conhecido e só muito recentemente começou a ser objeto de estudo e investigação nas universidades.
1.2- http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/PENT%202007.pdf
O turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia portuguesa em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego. Trata-se de um sector em que temos vantagens competitivas claras como sucede com poucos outros. Está a ter lugar uma grande aposta no turismo por parte do Governo e dos empresários do sector. O turismo está a viver um bom momento. As receitas estão a aumentar. Existe capacidade instalada de boa qualidade em termos de infraestruturas e de recursos humanos. Estão a ser lançados