Botanica
UEMG
A origem do carvão mineral
Lucas Ottoni Lopes
João Monlevade
03/2013
Lucas Ottoni Lopes
Plantas antigas e a formação do carvão
Professora: Stela Nacif .
Disciplina: Noções de Botânica e Zoologia
Turma: 3 Período, Engenharia Ambienta l
1. Objetivo Geral:
Nesse trabalho tenho como objetivo explicar o surgimento do carvão mineral.
Como, quando e de onde surgiu.
2. Objetivo Específico:
Serão citados neste mesmo trabalho componentes que deram origem ao carvão mineral e os fatores que influenciaram no seu surgimento.
3. Justificativa:
O trabalho foi criado para se ter maior conhecimento sobre o carvão mineral, descobrir quais matérias deram origem ao mesmo e como é todo seu processo de surgimento.
4. Resumo:
A sociedade industrial em que vivemos depende de energia obtida a partir de combustíveis fosseis. Um dos mais importantes desses combustíveis é o carvão mineral. O carvão é usado também na siderurgia, para a produção de ferro e aço. Embora seja extraído da terra como um mineral, o carvão não é um mineral como o ouro ou o alumínio, mas um material orgânico, formado a partir de restos de plantas antigas.
Muito do carvão utilizado hoje se formou a partir de restos pré-históricos de plantas terrestres, particularmente daquelas que viveram há 300 milhões anos. Cinco grupos principais de plantas contribuíram para a formação do carvão: Licopódios, equisetos, samambaias, pteridospermas e as gimnospermas primitivas.
Os membros extintos,que viveram durante o período Carbonífero, eram plantas de grande porte e que formavam extensas florestas em diversas regiões do planeta.
No Carbonífero, o clima era quente e as plantas podiam crescer durante todo o ano. As florestas dessas plantas ocupavam áreas baixas que eram inundadas periodicamente.
Os restos dessas enormes plantas