Botanica
A Sistemática vegetal ou Taxonomia Vegetal é um ramo da Biologia Vegetal que estuda a diversidade das plantas com base na variação morfológica e nas relações evolutivas, produzindo um sistema de classificação, o qual permite estabelecer uma identificação ideal para as plantas.
PLANTAS INFERIORES
Vegetais inferiores são briófitas e pteridófitas.
ALGAS VERDES
As algas verdes habitam em diversos ambientes, terrestres, marítimos, sendo que a grande maioria está presente em águas doce.
São seres eucarióticos, vivem isolados ou em colônias. A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, apresentando metagênese. Suas formas são variadas, existem Clorofíceas microscópicas e macroscópicas. Podem ser unicelulares e pluricelulares.
PLANTAS SUPERIORES :
Plantas superiores são gimnospermas e angiospermas.
CRIPTÓGAMAS:
O termo criptógamas (do grego cripto = oculto e gamos = união sexuada) é utilizado genericamente englobando algas, fungos, briófitas e epteridófitas , nomeia assim “vegetais” cuja “frutificação” não se distinguem a olho nu.
As criptógamas são as plantas que não produzem sementes, flores ou frutos, e que se reproduzem por meio de esporos, as estruturas produtoras de gametas é pouco evidente. Possuem duas divisões: Briófitas e Pteridófitas.
ANGIOSPERMAS :
As angiospermas formam, sem dúvida, o grupo mais diversificado de plantas que se conhece, com um número superior a 250.000 espécies. É o maior grupo de organismos fotossintetizantes
As características vegetativas das angiospermas são muito diversas. Variam muito em tamanho, que inclui desde espécies de plantas aquáticas flutuantes á plantas com menos de um mm de comprimento (como é o caso de plantas da Família Lemnaceae, como o gênero Wolffia) até espécies de Eucalyptus, que podem chegar a apresentar 100 m de altura e quase 20 m de circunferência de tronco.
As angiospermas se dividem em duas classes: monocotiledôneas (como a cana-de-açúcar) e