Analise - Cidade doa homens
R: Nesse capítulo de Cidade dos Homens é ressaltada a visão do aluno em relação ao mundo que ele vive onde surge a associação de fatos ocorridos na vida real com a história dada em sala de aula. Podemos ver também que a realidade em comunidades faz qualquer criança criar uma certa maturidade em relação a realidade vivenciada diariamente ,desta forma aprendem a viver com a violência, drogas, responsabilidades, morte entre outros milhares; sem ao menos terem terminado a escola.
Na cena em que os grupos de traficantes se enfrentam , que relação há entre o verbo visual sonoro e que sentidos criam ?
R: Acerola, utiliza comparações de estratégias de conquistas empreendidas por Napoleão com as dos traficantes do morro (disputa entre os traficantes Mocotó e B.B por uma parte de acesso as bocas), consegue passar para turma tudo o que entendeu, obtendo um bom desempenho, independente do seu linguajar . Os soldados de Napoleão são comparados com os traficantes, cuja hierarquia também é militar, o chefe é o general, e junto está os seus soldados.
Por que a locução adjetiva no título do episódio ? Explique que sentidos cria.
R: A locução adjetiva nesse caso , tem a finalidade de dar um duplo sentido para o que é retratado no episódio , tanto pela matéria que é explicada pela professora , sobre a história de Napoleão , tanto quanto a disputa dos traficantes pelo poder .
Como verbo visual e sonoramente estabelece analogia entre a vida na cidade e a vida nas favelas ?
R: Na cena de inicio do episódio com os efeitos sonoros , podemos identificar uma comparação entre a favela e a cidade, em cada vez que a cena muda , a música de fundo acompanha também. Na mesma cena com sua própria experiência adquirida nos morros onde mora Acerola, faz uma analogia aos dois mundos.
Que valores ético-ideológicos são ressaltados ?