Topografia - Levantamento planimétrico
1 INTRODUÇÃO
Com esta a atividade pratica supervisionada (APS), queremos determinar o levantamento topográfico (altimétrico e planimétrico) de uma determinada poligonal pré estabelecida pelo grupo autor deste relatório.
Para isso serão usados diversos equipamentos como trenas, bussolas, balisas, teodolito, régua, etc.
Este trabalho faz referência a primeira parte da APS que está dividida em duas partes.
2 objetivos
Fazer um levantamento topográfico planimétrico de uma área especifica, formada por uma poligonal fechada. Determinar a posição geográfica da área a calcular os azimutes do ponto de referência da poligonal de vante e de ré.
3 metodologia e materiais
Com o auxílio da bússola e de uma baliza, mediu-se os ângulos. Pôs-se a bússola no ponto de referência e a baliza nos pontos de vante e de ré, a fim de demarcar o ângulo. Leu-se a bússola, descobrindo-se o azimute indicado.
Com o angulo medido pela bussola, pesquisou-se a latitude e longitude de Toledo. Com esses dados foi possível obter a declinação magnética para o dia de medição.
4 Resultados
A declinação magnética apresentou os seguintes resultados:
O azimute magnético encontrado foi de:
Az-m: P-01 a P-02 337°60´.
Az-m: P-01 a P-06 27°60´
Depois de encontrado os dados fez-se, então, cálculos para a correção da inclinação magnética e obtenção do azimute verdadeiro.
Com os cálculos devidamente realizados, descobriu-se que o azimute verdadeiro era de:
Az-v: P-01 a P-02 321°36´.
Az-v: P-01 a P-06 11°36´.
Esta diferença se dá pelo fato de que pólo norte da agulha aponta aproximadamente para o pólo norte geográfico (que corresponde ao pólo sul magnético). O pólo sul da agulha aponta aproximadamente para o sul geográfico (que corresponde ao pólo norte magnético).