Borracha e cimento
A borracha é uma substancia existente no látex de muitas plantas. A planta mais usada mundialmente para a produção de borracha é a Hevea brasiliensis (popularmente conhecida como seringueira).
Há basicamente dois tipos de borracha: a borracha natural e a borracha sintética.
-A borracha natural: é aquela obtida através da coagulação do látex. Este tipo de borracha tem sua composição química baseada num hidrocarboneto (molécula de polipreno, sendo uma cadeia formada por uma grande quantidade de elos do monômero isopreno, C5H8) juntamente com outras substancias secundarias. E às vezes para que a borracha natural não deteriore na presença da luz, é introduzido um pigmento negro carbôneo, que não impede mais desacelera esse processo.
-A borracha sintética: é produzida industrialmente, juntando-se vários compostos químicos a fim de reproduzir um material com as propriedades da borracha natural.
A borracha sintética pode ser obtida através da polimerização do butadieno com estireno, ou a partir do butilo ou considerando o silicone, o poliuretano e o PTFE como borrachas sintéticas.
Extração do látex e vulcanização
A extração do látex é feita com incisões na casca ou sangria (remoção da casca das arvores e escoamento da seiva).
O látex extraído vai para o acondicionamento onde acrescentam amônia para evitar a coagulação precoce.
Depois, por aquecimento e adição de acido acético coagula, obtendo-se uma massa gomosa que, separada da água e de outros produtos, denomina-se borracha bruta.
A borracha bruta precisa sofrer o processo de vulcanização (combinação química com certos agentes vulcanizantes) para transformar as propriedades plásticas da borracha, eliminar sua sensibilidade ao calor e obter um corpo elástico.
Dessa maneira a borracha pode seguir para suas mais variadas utilizações
Utilização da borracha
A borracha natural é muito utilizada na produção de pneus, fabricação de tecidos impermeáveis, como componente principal na fabricação