Borboletas Monarcas
Há indícios de que a espécie poderá estar colonizando o sul de Portugal.1
Lagarta da Borboleta monarca
A borboleta monarca começa a sua vida como um ovo posto por uma fêmea adulta numa folha de planta de serralha, Asclepias syriaca. É do tamanho da cabeça de um alfinete quando o ovo choca, 3 a 12 dias depois, a pequena larva ou lagarta com riscas brancas, amarelas e pretas, tem oito pares de pernas curtas para trepar e partes da boca desenhadas para mastigar folhas. Mas somente folhas das plantas de serralha, mais nenhuma, como a planta de serralha tem uma seiva branca e pegajosa que é altamente tóxica para os outros animais, mas não afetam em nada a lagarta, apenas tornando seu corpo altamente tóxico para os predadores, como pássaros.
A migração das Borboletas Monarcas é um dos mais significativos eventos que acontece em nosso planeta, a migração da Borboleta Monarca começa no Canadá e parte do norte dos Estados Unidos.
O destino das Borboletas Monarcas está na região central do México, nas florestas de oyamel (Abies mexicana).
A migração da Borboleta Monarca, geralmente começa em torno de outubro, viajando cerca de 50 quilômetros por dia. O ciclo de migração da Monarca apresenta inúmeros obstáculos em que muitas perdem suas vidas.
As Monarcas viajam mais de 4.000 Km para migrar e fugir do inverno.
Por que as Borboletas Monarcas migram ?
A primeira e mais simples explicação é que, como o que acontece com as aves migratórias, as Borboletas Monarca migram para climas mais quentes para escapar do tempo frio programado e da escassez de alimentos que resultam da queda de temperatura.
No México as Borboletas Monarcas encontram árvores, água e temperaturas amenas.
A volta para casa.
Com o fim do