Bomsucesso
Quem Somos
A Clinileste
Convênios
Dicas de Saúde
Clinileste Card
Compartilhe
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
O que você precisa saber para prevenir e tratar
O que é constipação intestinal?
A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, caracteriza-se pela diminuição da freqüência das evacuações, associada à dificuldade ao evacuar, pois as fezes estão ressecadas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas. A constipação intestinal geralmente ocorre pelo reduzido conteúdo de fezes e pela permanência prolongada destas no intestino.
Quais são os principais sintomas da constipação intestinal?
O principal sintoma é a dor provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, acompanhada, às vezes, de sangramento e sensação de evacuação “insatisfatória ou incompleta”. A principal queixa do paciente constipado é o número reduzido de evacuações. É comum pacientes constipados ficarem uma semana sem evacuar.
Eventualmente, pode ocorrer a formação de fecaloma (massas de fezes, dura e imóvel, que o paciente não consegue eliminar apenas com o esforço da evacuação).
Quais são as conseqüências da constipação intestinal?
Se a constipação intestinal não for tratada adequadamente, em longo prazo, poderá evoluir e gerar novas e graves complicações para o organismo, como as descritas a seguir:
Diverticulose: saculações do revestimento interno do intestino para fora de suas paredes.
Hemorróidas: dilatações tortuosas dos vasos sanguíneos da região anal que podem sangrar, além de causar incômodo e prurido (coceira), provocados por fezes ressecadas e esforço exagerado ao evacuar.
Fissuras anais: pequenos “cortes” na região anal, provocados por fezes ressecadas e esforço ao evacuar.
Câncer do intestino: a constipação intestinal também se relaciona com o aumento da possibilidade de desenvolver o câncer do intestino, em razão da lentidão do trânsito intestinal e do conseqüente incremento na formação e no contato de substâncias cancerígenas encontradas nas