Bombas
Bombas de Pistões Axiais Definição e introdução às bombas hidráulicas e bombas de pistões axiais
Definição
A finalidade de uma bomba hidráulica é a de transformar energia mecânica em energia hidráulica, utilizando para isso uma energia primária, que normalmente é elétrica (Motor elétrico) ou térmica, através do uso de motores de combustão interna nos casos onde seja necessária maior mobilidade do sistema como um todo.
Em aplicações industriais é mais comumente acionada por motores elétricos, devido à fácil instalação e substituição, manutenção simples e baixo custo.
Introdução
Existem diversos tipos de bombas hidráulicas, cada uma com uma variedade de formas construtivas e funções adicionais de forma a atender melhor cada tipo de aplicação. As bombas de pistões axiais podem ser encontradas em 3 formas construtivas, e podem ter fluxo fixo, ajustável ou até mesmo auto-ajus- tável, caso em que podem ser ajustadas durante o trabalho através de siste- mas de controle automatizados. Hidráulica - Bombas de Pistões Axiais • Senai Paranaguá 2
Princípio de Funcionamento Teoria de funcionamento das bombas de pistões axiais
As bombas de pistões axiais funcionam com base no movimento retilíneo al- ternativo dos pistões nos cilindros do tambor, movimento este que consiste no pistão ser empurrado para fora do cilindro por uma mola, enchendo o cilindro de fluído, que posteriormente é pressurizado quando o movimento rotativo da bomba empurra o pistão novamente para dentro do cilindro.
Fig. 2. Movimento de pressurização dos pistões no tambor
Na figura acima é possível identificar o movimento que o pistão faz desde o enchimento do cilindro com fluído até o momento em que o fluído atinge a pressão máxima e é expelido.
Fig. 3. Ciclo do pistão
Formas Construtivas Formas construtivas e tipos de bombas de pistões axiais
Prato Fixo
Nas bombas de prato fixo, o tambor é quem recebe o movimento rotativo transferido pelo