Bombas para poço
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS – FACEG
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
BOMBAS PARA POÇO
Trabalho apresentado a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, como atividade de estudo complementar da disciplina Hidráulica.
Profª. Tafnes da Silva Andrade
SUMÁRIO Introdução 3 Poços - Histórico e conceitos 3 Instalação de poços 4 Bombas hidráulicas - Conceito 4 Sistema de bombeamento 5 Principais tipos de bombas para poço 5 Manutenção de bombas ...7 Conclusão ...7 Referências ...7 Anexos – Ilustrações de instalações e funcionamento de bombas ...9
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem como objeto o estudo do processo de bombeamento da água potável existente em aqüíferos no subsolo, através dos poços com o auxílio das bombas de poço existentes no mercado, o seu funcionamento e a sua aplicação. 1 POÇOS - HISTÓRICO E CONCEITOS:
Estima-se que cerca de 97% (noventa e sete por cento) da água doce do planeta são subterrâneas, depositadas em aqüíferos que são formados pela infiltração da água da chuva que se acumula e preenchem os espaços vazios existentes nas rochas da crosta terrestre, alguns depósitos chegam a ser gigantescos com o Aqüífero Guarani, está localizado na região centro-leste da América do Sul abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de parte dos Países: Paraguai, Uruguai e Argentina. O restante da água doce do planeta, apenas 3%. (três por cento, encontra-se nos rios, córregos e lagos.
Daí a necessidade do homem explorar as águas subterrâneas, que são captadas através dos poços, que são alternativas para o abastecimento humano, agropecuário ou industrial.
Dentre os poços existentes, o mais utilizado e eficaz são os poços tubulares profundos, popularmente conhecidos como poços artesianos, mas na verdade o poço artesiano é definido quando a água flui do