Bombas Alternativas
Centro de Formação Técnica da Bahia
Curso Técnico de Mecânica Industrial
Carlos Silva
Gênesis Uzêda
Jobson Santana
Luane Souza
Vagner Motta
Bombas Alternativas
Candeias
Maio 2014
CFTB
Centro de Formação Técnica da Bahia
Carlos Silva
Gênesis Uzêda
Jobson Santana
Luane Sousa
Vagner Motta
Bombas Alternativas
O objetivo do presente trabalho é prestar informações sobre o equipamento a ser estudado tais como: Identifica todos os elementos de maquinas, Descrição do equipamento, Aplicação, Vantagens e desvantagens entre outros.
Prof. Eng. Moises Sousa
Candeias
Maio 2014
Bombas
Definição: Podemos definir as bombas como sendo máquinas operatrizes hidráulicas que entregam energia a uma massa líquida com a finalidade de transportá-la de um ponto a outro atendendo a certas condições de processo. As bombas recebem energia em seu eixo de uma fonte externa e entregam parte desta energia ao líquido que circula em seu interior sob forma de energia cinética, energia de pressão ou ambas. A relação entre a energia entregue a bomba e a energia cedida ao fluído recebe o nome de rendimento da bomba.
Bombas Alternativas
Definição:
As bombas alternativas usam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. Bombas desta categoria variam de monocilíndricas (chamadas de simplex), chegando em certos casos até nove cilindros. A maioria das bombas alternativas são de dois (duplex) ou três (triplex) cilindros. Além disto, podem ser de ação simples, onde o curso de sucção e descarga são independentes ou de ação dupla, succionando e descarregando em ambos os sentidos. As bombas podem ser movidas diretamente a ar comprimido, a vapor ou através de um mecanismo biela-manivela, este acionado por um motor elétrico, de combustão interna através de polias e correias, engrenagens ou mesmo com acionamento direto. Estas bombas foram largamente empregadas no início da