Bombahr

9451 palavras 38 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP
CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA – FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - DEM

PRÉ-PROJETO DE ROTORES DE MÁQUINAS DE FLUXO GERADORAS RADIAIS

Prof. Dr. João Batista Campos Silva

Ilha Solteira, novembro de 2000.

2

CÁLCULO DE ROTORES RADIAIS
1. Introdução
O projeto de rotores de máquinas de fluxo envolve vários conceitos que serão lembrados brevemente nos próximos itens. Antes de iniciar o projeto, o leitor deve compreender bem o funcionamento das máquinas de fluxo e quais são os diversos parâmetros que tem influência direta no desempenho das mesmas. Após uma descrição dos principais fatores que influenciam o desempenho das máquinas de fluxo, fornece-se um roteiro de cálculo, cuja finalidade é auxiliar o projetista a obter os dados preliminares ou dimensões principias de rotores de máquinas radiais. Este roteiro é baseado na chamada Teoria
Unidimensional, em que as velocidades são admitidas uniformes nas seções de escoamento do rotor. Apesar de ser uma teoria simples, ela dá bons resultados e por isso é muito utilizada.
Entretanto hoje com o auxílio de computadores cada vez mais potentes, teorias mais realísticas podem ser utilizadas, pois na realidade, o escoamento através de rotores de máquinas de fluxo é tridimensional.
Os conceitos, aqui, descritos, bem como o roteiro fornecido são baseados, principalmente, num manuscrito de HENN (1996). Alguns livros textos tradicionais são os de:
PFLEIDERER & PETERMANN (1979) e BRAN & SOUZA (1969) que tratam do assunto máquinas de fluxo e os livros de MACINTYRE (1987, 1983) que tratam dos tópicos bombas e turbinas hidráulicas separadamente.
Entre os principais fatores que tem influência no desempenho de máquinas de fluxo pode-se citar: a forma das pás; número de pás e espessura das mesmas; viscosidade do fluido que faz com o escoamento real seja com atrito e não ideal como supõe a Teoria
Unidimensional.
2. Influência da forma da pá
A forma da pá do rotor de uma máquina de

Relacionados