relatorio do estagio
Jussara Edi Pulga Mendo
Lilian Angonese
Josete Carina Percio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social SES 0177 – Estágio I
30/06/15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade descrever o estágio realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Santa Terezinha, localizado no município de Xaxim, estado de Santa Catarina.
A escolha pelo CRAS deu-se pela identificação com as diretrizes da proteção social básica que é desenvolvida nestes equipamentos. Além disso, a escolha também ocorreu devido a nossa pretensão futura de trabalhar no nível de proteção primária, por acreditarmos que a prevenção tenha um papel primordial no enfrentamento das demandas da questão social que podem ser amenizadas com o atendimento e acompanhamento adequados em sua gênese.
Iniciaremos relatando o processo de trabalho utilizado durante o período em que estivemos presentes na instituição acompanhando o trabalho e a intervenção da nossa supervisora de campo.
A seguir, serão apresentadas as atividades que realizamos e como ocorreu nossa inserção na instituição, levantando os aspectos positivos e negativos do estágio realizado, bem como a avaliação do processo de supervisão, a auto avaliação, a avaliação das condições institucionais e a avaliação da dinâmica de supervisão.
Para encerrar, apresentaremos na conclusão, nosso posicionamento e argumentação desenvolvida no trabalho, relatando os resultados que obtivemos durante a realização do estágio e nosso parecer a respeito da experiência que realizamos com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos futuros.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
Partindo do pressuposto de que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – promove o acesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade decorrente da pobreza, fragilização de vínculos afetivos, ausência de renda e acesso precário aos serviços públicos, como prevê o