bomba e turbina
Em toda turbina a água entra vinda de um reservatório ou canal de nível mais elevado e escapa para um canal de nível mais baixo. A água de entrada é levada através de um duto fechado ate um conjunto de lâminas curvas, que transferem a energia da água para um rotor. A água que sai da turbina é conduzida por um tubo de sucção até o reservatório ou canal inferior.
As turbinas hidráulicas são classificadas em:
Turbinas de ação
Turbinas de reação
As turbinas de ação não funcionam imersas na água turbinada, mas sim ao ar livre. A água encontra o rotor através de jatos, sendo a pressão de entrada e de saída iguais. A energia hidráulica disponível é transformada em energia cinética para, depois de incidir nas pás do rotor, transformar-se em mecânica. Tudo isso ocorre à pressão atmosférica.
Nas turbinas de reação, o rotor é completamente submergido na água. Com o escoamento da água, ocorre uma diminuição de pressão e de velocidade entre a entrada e a saída do rotor, fazendo com que a pressão à saída é inferior a entrada. Estas turbinas são induzidas para médias e baixas quedas.
Existem praticamente três principais tipos de turbinas hidráulicas, sendo elas:
Pelton;
Francis;
Kaplan.
O tipo Pelton se encaixa nas máquinas de ação, já os tipos Francis e Kaplan se encaixam no tipo de reação.
Tradicionalmente, o uso de turbinas hidráulicas tem-se concentrado no tipo Pelton, com um ou mais jatos, pois operam em altas quedas (350 a 1100 metros) e baixas vazões (entre 0,2 e 10m³/s), sendo o número de rotações baixo. A velocidade de