BOM DIA
Empregado = {Número Empregado, Nome do Empregado, Número do Departamento, Nome do Departamento, Número do Gerente, Nome do Gerente, Número do Projeto, Nome do Projeto, Dia de Início do Projeto, Número de horas trabalhadas no projeto}.
Quais são as dependências funcionais implícitas?
{Número Empregado} → {Nome do Empregado, Número do Departamento, Número do Gerente }
{Número do Departamento} → {Nome do Departamento}
{Número do Gerente} → {Nome do Gerente}
{Número Projeto} → {Nome do Projeto,Dia de Início}
{Número Empregado, Número Projeto} → {Horas Trabalhadas no Projeto}
Verificando se a relação está na 1FN.
A relação está na 1FN, pois não apresenta atributos multivalorados ou compostos.
Verificando se a relação está na 2FN.
Estabelecer qual seria a chave primária da relação: {Número Empregado} : Se a chave for apenas ” Número do Empregado” este poderia trabalhar apenas em um único projeto. {Número Empregado, Número Projeto}: Se a chave for composta de “Número Empregado e Número Projeto” o empregado poderá trabalhar em vários projetos.
Devido à presença do atributo “Horas Trabalhadas no Projeto”, temos a indicação de que de fato o empregado pode trabalhar em vários projetos, logo, a chave primária correta para a relação Empregado é {Número Empregado, Número Projeto}.
A relação não está na 2FN, pois existem atributos que não compõem a chave primária que não são totalmente dependentes funcionalmente da chave primária. Abaixo as DF parciais:
{Número Empregado} → {Nome do Empregado, Número do Departamento, Número do Gerente, Número do Departamento, Nome do Departamento, Número do Gerente, Nome do Gerente}
{Número Projeto} → {Nome do Projeto,Dia de Início}
Com a decomposição temos:
Empregado = {Número Empregado, Nome do Empregado, Número do Departamento, Nome do Departamento, Número do Gerente, Nome do Gerente}.
Projeto = {Número do Projeto, Nome do Projeto, Dia de Início do Projeto}.
EmpregadoProjeto = {Número