Bom bril
Tudo começou no verão de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível. Nessa época, as panelas de ferro estavam cedendo seu lugar às panelas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e de dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Como um visionário, em 14 de janeiro desse mesmo ano, ele iniciou a fabricação da lã de aço através da fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 utilidades”. Por isso, somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades. (MELO, 2002, site: casodesucesso)
O nome “Bom Bril” vem de “Bom Brilho” que era o que a lã de aço oferecia, ou seja, ótima qualidade. Entre 1961 e 1973, a BOM BRIL cresceu e iniciou a incorporação de outras empresas, como a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium (saponáceos em pedra), passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, para Mariana(2002, site: casodesucesso), “ incluindo uma versão cremosa”.
-
A marca começou a ganhar enorme visibilidade em 1978 com a criação do Garoto Bom Bril, representado por Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Neste momento a marca BOM BRIL, além de sinônimo de lã de aço, se transformou em uma completa linha de produtos para limpeza, ajudando a dona-de-casa em todas as tarefas domésticas. (MELO, 2002).
Segundo Mariana(2002 apud DATAFOLHA, 1998): A marca foi apontada pela Pesquisa Top of Mind, realizada todo ano, como a marca brasileira mais lembrada