Central do brasil na eja
Trata-se do drama de um menininho cego rejeitado pelo pai. A Cor do Paraíso acontece em belos cenários naturais e da exploração sensorial dos sons para tentar mostrar que a vida pode ser percebida de outras maneiras. E que o paraíso pode estar bem ali, no meio do inferno - basta querer vê-lo. Um filhote de passarinho esperando para ser colocado de volta no ninho; o toc-toc-toc dos pica-paus; o colorido dos campos onde o menino cego brinca com as irmãs; a superioridade que ele demonstra na leitura em braile durante uma classe com crianças "normais": cada um desses pequenos momentos carrega em si grande significado. “A Cor do Paraíso" possui quase todos os elementos de uma tragédia grega, um personagem com a falha trágica, a vontade dos deuses (neste caso de Alá) que rege todas as coisas, uma série de eventos relacionados que conduz à epifania e ao final catártico. A emoção esta presente todo o tempo neste filme , nos mostra que a intolerância e a discriminação muitas e muitas vezes começa dentro de nossas casas. Mas com perseverança rompemos barreira e podemos ser feliz apesar de todo o resto.
PROJETO EDUCACIONAL: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
ESCOLA: Colégio Futuro
PROFESSORA: Marília Cardoso Diniz
DURAÇÃO: 3 meses
ENSINO FUNDAMENTAL: 2º e 3º ano
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: História, Língua Portuguesa e Artes,
OBJETIVOS: Reconhecer a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando a construção de uma postura de tolerância e respeito ao o outro, as diferenças, rompendo assim com a intolerância e a discriminação.
JUSTIFICATIVA: Retratar a própria imagem, ressaltando suas principais características físicas mais notáveis, saber retratar o colega e suas principais diferenças, com riqueza de valores e experiências que tamanha heterogeneidade pode favorecer o grupo e acima de tudo a sociedade.
ESPAÇO DE REALIZAÇÃO: Sala de aula, pátio, quadra poli esportiva, anfiteatro e