Força Elástica
Força Elástica é toda força proveniente de deformações de molas e elásticos, sendo que esta é proporcional ao quanto se estica o elástico ou se encolhe a mola, sendo que quanto maior a deformação que se causa maior será a força. A fórmula matemática que define esta força é conhecida como lei de Hooke e é expressa como:
F= K.X
Onde:
F é uma força elástica
K é uma constante que depende da mola.
X é o quanto a mola foi esticada ou comprimida
(Fonte: Colégio Brasil Central EJA – Educação a Distância – Apostila Física Brasil Central, pág. 6)
Trabalho
Trabalho em física é tido como algo que se faz quando gastamos energia e a energia é algo que utilizamos para realizar trabalho, logo os conceitos de trabalho e energia são intimamente ligados.
Matematicamente definimos o trabalho como sendo a multiplicação entre a força efetuada, e o deslocamento, sendo esta força constante durante todo o deslocamento.
T = F.d
Mas caso o trabalho realizado não seja paralelo ao deslocamento levaremos isto em conta multiplicado pelo coseno do ângulo entre a direção do trabalho e a direção do deslocamento.
T = F.d.cos
A unidade do trabalho é joule (J).
(Fonte: Colégio Brasil Central EJA – Educação a Distância – Apostila Física Brasil Central, pág.7)
Potencia
Potencia é a medida da capacidade de realização de trabalho, quanto mais rápido conseguimos realizar, mais trabalho, maior potencia e quanto mais lentamente menor a potencia. Definimos matematicamente a potencia como sendo:
P =
Onde:
T é o trabalho realizado
Δt é o tempo gasto
A unidade de potencia é o J/s ou Watt(W)
(Fonte: Colégio Brasil Central EJA – Educação a Distância – Apostila Física Brasil Central, pág. 7)