Bolsa Família
ATIVIDADE A1_BSR
BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA
O programa Bolsa Família criado em 2003 pelo Governo Federal, é um programa que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
Dessa forma, o Bolsa Família vai além do dinheiro que os beneficiários recebem todos os meses. O programa também contribui para o exercício do direito à saúde e a educação ao estabelecer compromissos para as famílias e para o poder público. O Bolsa Família incentiva a educação das crianças e dos adolescentes do Programa e a melhoria da saúde das crianças, das mulheres grávidas e mães que estão amamentando.
Os beneficiários do Bolsa Família são atendidos por outros programas e políticas sociais do Governo Federal, como : Tarifa social de energia elétrica; cursos de alfabetização; de educação de jovens e adultos e de qualificação profissional; ações de geração de trabalho e renda e de melhoria das condições de moradia; além de isenção de taxas de concursos públicos federais. O Programa Bolsa Família é destinado às famílias que possuem renda per capita mensal de até $ 77,00 e renda per capita entre $ 77,00 a $ 154,00, que tenham crianças e adolescente com idade entre 0 a 16 anos incompletos, gestantes ou nutrizes. Para participar do Programa, a família tem que realizar a inscrição no Cadastro Único. Em cada município há uma pessoa responsável por isso, o gestor municipal do Programa Bolsa Família. É importante saber que o cadastro não significa que a família vai entrar diretamente no Bolsa Família. O critério principal para inclusão é a renda mensal da família. As famílias que possuem menor renda são incluídas primeiras, selecionadas de forma automática pelo Governo Federal.
O pagamento do benefício é realizado da seguinte forma: toda família que entra no Programa recebe um cartão magnético para sacar o benefício. O cartão Bolsa Família é feito em nome do responsável pela