Bolsa familia
O termo motivação vem do latim que quer dizer motor. São as emoções que impulsionam as pessoas em direção as suas metas e que também influência a suas metas e que também influência a sua maneira de perceber os fatos, em outras palavras, motivação.
A motivação refere-se às forças que dirigem e sustentam os esforços das pessoas numa determinada direção. (Beteman).
A motivação vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e de cada pessoa que busca seu próprio referencial de auto-estima e auto- identidade.
A motivação está diretamente relacionada com o desempenho dos colaboradores. Ou seja, quanto mais motivado estiver o colaborador, melhor será o seu desempenho. É ela que vai garantir qualidade nas ações desenvolvidas, para isso faz necessário refletir, tanto por parte da empresa quanto ao funcionário se o serviço desenvolvido é o serviço que lhe agrada, pois o que está em jogo é a própria felicidade e realização pessoal e não apenas o emprego ou a função que ocupa.
As pessoas motivadas são importantes para as organizações, pois são responsáveis pela produtividade.
Quanto mais o colaborador se sente motivado maior é a produtividade. E quanto maior é a complexidade da atividade realizada mais cresce a diferença.
Motivação é uma das poucas palavras que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer firma, em qualquer hierarquia - do auxiliar a presidência. A motivação de uma pessoa depende diretamente da força de seus motivos para enfrentar ou não as batalhas por esta ou aquela conquista.
Os objetivos, por sua vez, como "prêmios" esperados para os quais os motivos se dirigem. E não somente prêmios financeiros, como maiores salários ou gratificações, mas também prêmios intangíveis como elogios, reconhecimento ou poder.
Os administradores que conseguem motivar os funcionários muitas vezes estão dando um ambiente em que os objetivos adequados (incentivos) estão